Descubra 6 vantagens de usar um sistema de gestão de clínica médica

Aliar tecnologia aos expedientes empresariais tem sido uma prática comum em praticamente todos os tipos de negócio. Tal fato se deve ao grande número de vantagens e comodidades trazidas por sistemas informatizados e outros recursos tecnológicos, como a otimização de processos, a redução da ocorrência de erros e a facilidade no controle das informações do negócio.

Nesse contexto, investir em tecnologia na sua clínica médica é uma estratégia bastante recomendada. Afinal, tão importante quanto atender bem os seus pacientes, é manter a operação da clínica organizada e fluida, facilitando a sua rotina enquanto médico.

Para isso, um sistema de gestão pode fazer toda a diferença. A partir desse tipo de solução, inúmeras vantagens podem ser experimentadas em seu empreendimento. Quer saber quais são elas? Continue a leitura e confira estes 6 exemplos que separamos para você!

1. Maior centralização das informações

A sua clínica lida com uma grande quantidade de pacientes, de modo que centralizar as informações de cada um deles é uma etapa crucial para a boa organização e regularidade dos trabalhos.

Ao receber um paciente, o ideal é que os seus dados estejam prontamente à disposição. Dessa maneira, tudo corre com mais fluidez, sem atrasos para quem está em consulta ou para aqueles que aguardam o atendimento.

Nesse sentido, um sistema de gestão para clínica médica pode ser a ferramenta ideal. Esse software serve de base para a coleta e o armazenamento de dados dos pacientes em um só local. Assim, sempre que houver a necessidade de checar o histórico do paciente, sua evolução, entre outras informações, tudo estará acessível pelo sistema.

2. Otimização no armazenamento de dados dos pacientes

Outra vantagem experimentada pelo uso de um sistema de gestão é a modernização do armazenamento de dados e informações dos pacientes.

Hoje, embora ainda muito comum, a utilização de fichas e planilhas físicas não condiz mais com a realidade tecnológica das empresas. Assim, empregar papel e outros expedientes manuais nas atividades da sua clínica pode tornar os processos mais lentos, suscetíveis a erros, além do risco de extravio ou deterioração.

Desse modo, inovar e adotar um sistema de gestão pode melhorar a manipulação de dados dos seus pacientes. Como vimos, a centralização das informações já traz grandes ganhos, mas, mais do que isso, a utilização de ferramentas informatizadas elimina a necessidade constante de papel, substituindo por métodos digitais, mais eficientes, ecológicos e seguros para a sua clínica.

3. Melhor organização de tarefas administrativas

Contar com um sistema de gestão na sua clínica também representa um reforço bastante positivo nas rotinas administrativas do empreendimento. O acompanhamento do fluxo de atendimentos, por exemplo, pode ser facilmente feito. É possível conhecer melhor o perfil dos seus pacientes, sua faixa etária, se predominam os do sexo masculino ou feminino, entre outros pontos que ajudam a personalizar o atendimento.

Além disso, é possível também gerenciar melhor as tarefas do dia, pois o sistema informa a quantidade de pacientes agendados para aquela data, assim como os já confirmados. Desse modo, o médico consegue programar melhor o seu dia, para que seja ainda mais produtivo e consiga cumprir com as suas obrigações.

4. Maior eficiência no agendamento e cancelamento de consultas

Como vimos, um sistema de gestão é uma ferramenta completa e que também auxilia nos procedimentos operacionais da clínica, dos quais podemos citar o agendamento de consultas.

Hoje, é muito comum que esse tipo de tarefa seja realizado de forma remota, seja por telefone, aplicativos ou outras ferramentas de comunicação.

Contudo, também é comum haver dificuldade em se gerenciar essas informações, especialmente quando se lida com muitos pacientes e há um grande número de cancelamentos e remarcações de horários.

Desse modo, acompanhar e organizar a agenda da clínica pode ser tornar uma tarefa bastante burocrática, porém essencial para os trabalhos. Por isso, é fundamental garantir que erros não acontecerão e que o paciente será sempre atendido no dia e horário desejado.

Nesse quesito, um software pode se encarregar de organizar a agenda do médico. Com o apoio de uma agenda virtual, a marcação, remarcação e cancelamento de consultas tem um controle mais efetivo. Por exemplo, logo que uma consulta é cancelada, automaticamente aquele horário já é disponibilizada para um novo agendamento.

Além disso, também é possível programar lembretes para serem enviados por SMS ou e-mail para os pacientes, a fim de evitar transtornos com abstenções e atrasos.

5. Integração com prontuário eletrônico

Ao informatizar os processos internos da sua clínica, você certamente notará que a comunicação interna de dados acontece de maneira muito mais simplificada e eficiente. Informações que antes demoravam para serem levantadas, agora podem ser rapidamente acessadas pelo sistema.

Nesse cenário, um dos exemplos mais claros para confirmar o que foi dito é a integração com prontuários eletrônicos. Por meio de um sistema de gestão o médico pode melhorar ainda mais a sua experiência — e também a do paciente —, no que diz respeito à utilização do prontuário eletrônico.

Desse modo, as duas ferramentas podem ser integradas, centralizando o acesso e controle pelo médico. Assim, as consultas e procedimentos são mais ágeis, flexíveis e dinâmicos, permitindo o acesso mesmo que o médico não esteja no consultório — o que representa uma vantagem valiosa, especialmente em casos de emergência, em que é necessário avaliar o prontuário rapidamente para decidir sobre algum tratamento, por exemplo.

6. Diferencial competitivo

Por fim, mas igualmente relevante, um sistema de gestão para clínica médica também apresenta como vantagem a formulação de um diferencial competitivo valioso. Afinal, a partir do momento em que o seu empreendimento se torna mais organizado e eficiente, isso acaba refletindo na satisfação dos pacientes.

Ambientes pautados na inovação e na comodidade são mais bem-vistos pelos usuários do serviço, o que acaba aumentando a identificação do paciente com a clínica e, por consequência, a sua fidelização.

Portanto, estar a par das tendências do mercado e de novos recursos capazes de aprimorar as atividades do seu negócio, é um diferencial bastante valorizado pelos clientes e também uma dos melhores caminhos para fazer a sua clínica crescer. Pense nisso e invista no seu sistema de gestão.

Gostou do post? Restou alguma dúvida ou quer compartilhar as suas impressões? Deixe seu comentário abaixo! Será um prazer poder interagir com você.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Grupo SYM.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?