Conheça as 6 ferramentas de software para consultório mais seguras

Que a tecnologia está a serviço das pessoas, isso ninguém tem dúvida. Hoje, a quantidade de recursos, sistemas e dispositivos capazes de facilitar a execução de todo tipo de tarefa é vasta — e não para de aumentar.

Quando se trata da gestão de um consultório médico, por exemplo, o panorama da tecnologia segue o mesmo caminho, pois são diversas as soluções capazes de otimizar a rotina do empreendimento, facilitar a vida do profissional da medicina e, ainda, aumentar satisfação do paciente.

A exemplo, podemos citar o software para consultório, uma solução crucial para aprimorar a gestão administrativa do negócio, especialmente no que diz respeito à manipulação de dados e informações dos pacientes, organização da rotina e modernização dos expedientes internos.

Confira no post de hoje 6 ferramentas de software para consultório que trarão um diferencial estratégico valioso para o seu negócio. Acompanhe!

1. Prontuário eletrônico

Umas das características mais evidentes da utilização de software de gestão em um consultório é a integração proporcionada. O sistema opera centralizando as informações mais relevantes para a rotina do médico, agilizando a checagem de dados do paciente, seu histórico, entre outras informações.

Nesse ponto, podemos citar o prontuário eletrônico — tendência cada vez mais comum, e uma das ferramentas mais úteis para um consultório. Assim, de forma centralizada, o médico tem acesso completo a todos os dados necessários para atender o seu paciente de forma personalizada, eficiente e ágil.

Vale também destacar que um sistema informatizado no consultório ainda possibilita ao médico, de forma automática, ter os resultados de exames anexados diretamente no prontuário do paciente. O ganho na qualidade do atendimento é incontestável com esse recurso, pois o profissional tem acesso rápido aos resultados de exames, sem a parte burocrática de ter que esperar o paciente trazê-los.

2. Agenda digital

Outra ferramenta estratégica oferecida por um sistema de gestão é a agenda digital. Mais uma vez, o reforço na administração da informação é nítido, já que o próprio médico ou um colaborador pode gerir, de forma rápida e simples, por meio de um smartphone, toda a rotina de atendimentos do consultório, agendando, cancelando ou remarcando consultas sem nenhum tipo de transtorno.

Sem dúvida, esse é um dos pontos mais sensíveis da rotina de um consultório. A depender do fluxo de atendimentos, organizar a agenda de modo a comportar todos eles, conciliando com a necessidade de dia e hora do paciente, pode se tornar um grande desafio, especialmente quando tal controle é feito manualmente.

3. Gestão segura da informação

O consultório médico ou clínica que se vale de um software de gestão também experimenta uma maior segurança na manipulação das informações dos pacientes. Sabemos que a rotina do profissional da medicina também envolve uma série de atividades burocráticas, como a análise de exames, documentação e prontuário.

Gerir toda essa documentação, principalmente quando em papel, torna-se um grande desafio. Do ponto de vista da agilidade e da organização há um enorme prejuízo, já que manipular uma grande quantidade de papel de diversos pacientes pode gerar muitos erros e lentidão nos atendimentos.

Por outro lado, com um software para consultório, o médico virtualiza todos esses expedientes, inserindo dados, planilhas, eventos, prontuários e o que mais achar necessário junto ao cadastro do paciente. Essa medida não só melhora a eficiência dos processos do consultório, como também aumenta a segurança na manipulação de informações sensíveis, evitando extravios, deterioração e confusão — quando existem pacientes homônimos, por exemplo.

4. Marketing efetivo

Um dos pontos mais interessantes da utilização de sistemas de gestão é a forma como o negócio passa a interagir e utilizar os dados inseridos nessa plataforma. Por exemplo, é possível, por meio da análise das informações, traçar um perfil dos seus pacientes, avaliando faixa etária, sexo, entre outros pontos.

Além disso, pode-se conhecer melhor quais são as demandas mais recorrentes, os tratamentos e procedimentos mais buscados etc. A partir desses dados, é possível direcionar de forma muito mais efetiva o marketing e a divulgação do consultório.

A exemplo, a presença online do empreendimento e o marketing de conteúdo são otimizados a partir do momento que se tem noção do público-alvo, pois assim é mais simples definir os canais de divulgação mais alinhados com esse público, bem como o tipo de conteúdo disponibilizado para gerar interesse e conquistar mais pacientes.

5. Receituário eletrônico

Atender e receitar medicamentos é parte da rotina de qualquer médico, isso é fato. Mas, com um software de gestão para consultório, essa simples tarefa ganha uma nova roupagem, muito mais inovadora e eficiente, tanto para o profissional quanto para o paciente.

Assim como há o prontuário eletrônico, existe também o receituário online, no qual o médico tem acesso a uma base de mais de 13 mil medicamentos para prescrever, de acordo com a necessidade.

O processo de prescrição é descomplicado, bastando inserir o nome do paciente e a posologia indicada para o caso que o sistema gera a receita. O médico pode imprimir e entregar ao paciente, ou também pode encaminhar via e-mail, por exemplo.

6. Laudos remotos

Extremamente importante e comum nos dias de hoje é o envio de imagens radiológicas e outros procedimentos para centros de diagnósticos. Como complemento ao acompanhamento do médico, a participação de profissionais e técnicas de outras áreas é essencial para uma melhor eficiência nos tratamentos.

Por isso, atualmente, a emissão de laudos a distância tem sido uma alternativa utilizada pelos consultórios para ampliar o alcance dos tratamentos e obter conclusões de outras áreas. Por exemplo, nos casos em que os médicos realizam os exames de imagem nos pacientes, a documentação gerada pode ser encaminhada para que um especialista terceirizado avalie e elabore o laudo.

Essa tecnologia não só aprimora o acompanhamento, antecipando as intervenções terapêuticas, como também reduz custos operacionais com serviços in loco.

Por fim, como vimos, a tecnologia e a rotina do médico estão bastante associadas — e o software para consultório é exemplo disso. Então, esteja atento a essa tendência, procure soluções inovadoras e capazes de melhorar o dia a dia do seu empreendimento, avaliando cada uma dessas ferramentas listadas.

Então, gostou do post? Se interessou pelos diferenciais que um software para consultório pode oferecer e quer tê-los no seu negócio? Podemos ajudar você! Entre em contato conosco e saiba como.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Grupo SYM.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?