Atenção, médicos! 6 dicas incríveis que ajudam sua clínica crescer

Empreender se tornou uma das melhores alternativas para quem deseja ser o protagonista da sua vida profissional. Hoje, profissionais das mais diversas áreas do conhecimento estão se embrenhando no mundo do empreendedorismo com o intuito de conseguir uma melhor posição no mercado de trabalho, ter mais flexibilidade, rentabilidade e ser o seu próprio chefe.

Contudo, para atingir esse nível de liberdade, existe um árduo processo, e que envolve muito trabalho, dedicação, planejamento e estratégia. Então, você, médico, que está iniciando sua jornada nos negócios, precisa ter em mente que existem algumas ações e variáveis essenciais para impulsionar os resultados do seu consultório.

Pensando nisso, no post de hoje daremos 6 dicas que, se colocadas em prática, certamente ajudarão o seu consultório a crescer de forma eficiente. Ficou interessando? Continue a leitura e confira o que preparamos!

1. Invista em recursos tecnológicos

Não tem para onde escapar: hoje, é praticamente impossível iniciar um negócio sem investir em recursos tecnológicos. A tecnologia é, sem dúvida, uma aliada de peso para a maior parte dos empreendimentos, e não seria diferente com o seu consultório.

Por isso, esteja sempre aberto às inovações e procure investir em novos equipamentos e soluções que possam otimizar não só a sua rotina de trabalho, mas também os expedientes gerenciais, típicos de qualquer empresa.

A exemplo, recursos como estes podem auxiliar:

  • softwares de gestão: despontam como ferramentas estratégicas na condução do empreendimento. Afinal, tão importante quanto garantir a qualidade dos seus atendimentos e serviços, é também garantir a eficiência dos processos gerenciais do negócio, como as contas, o fluxo de caixa, a folha de pagamento etc.
  • agendamento online: esse tipo de solução não só facilita, como também organiza os horários de atendimento, permitindo um controle mais ágil por parte do consultório, assim como uma maior liberdade para o paciente, que consegue ser atendido com mais prontidão;
  • prontuário eletrônico: essa tecnologia tem se tornado cada vez mais comum, pois agiliza o processo de conferência do histórico do paciente pelo médico, assim como permite o acesso por profissionais de outras áreas que também o acompanham. Além disso, quando anexados aos resultados de exames, facilitam as análises e a indicação dos tratamentos.

2. Aumente a acessibilidade aos seus serviços

Em se tratando de um consultório médico, é fundamental que haja um bom fluxo de atendimentos para que o negócio cresça. Por isso, é muito importante que você fomente esse aumento de atendimentos com ações estratégicas.

Nesse contexto, uma dica interessante e eficiente para prospectar novos pacientes é melhorar a acessibilidade aos serviços. Para isso, reduzir os preços é, de longe, uma das ações mais eficientes. De forma semelhante ao que é feito por clínicas populares, você pode reduzir o preço de consultas ou procedimentos mais comuns para conquistar o público.

3. Corte gastos desnecessários

O sucesso de qualquer empreendimento depende de uma boa gestão de recursos. Desse modo, é imprescindível que você tenha o hábito de acompanhar os processos do seu consultório, buscando identificar pontos em que podem ser feitos cortes de gastos.

Aqui, o foco não é simplesmente cortar gastos. A noção é mais profunda: é uma otimização do uso dos recursos. Sempre existem pontos que podem ser melhorados na empresa, e é neles que você deve focar.

Por exemplo, analise o consumo de energia do ambiente, avaliando se há a necessidade de deixar ares-condicionados ligados durante todo o dia, verifique se o seu plano de internet não excede a necessidade do consultório, entre outros. Esses são itens simples, mas que podem representar uma economia ao final do mês, permitindo a utilização do valor economizado em ações mais importantes.

4. Cultive uma boa relação com seus pacientes

O principal propulsor para o sucesso de um consultório médico é o seu paciente. Sabendo disso, é imprescindível nutrir uma boa relação com ele.

Lidar com pessoas é uma tarefa complexa, dada a singularidade de cada indivíduo. Porém, você precisa se aprimorar nesse aspecto, atendendo cada paciente de forma individualizada, ajustando o trato e a linguagem para conseguir reforçar o relacionamento.

Isso, sem dúvida, garantirá a máxima satisfação daqueles que procuram os seus serviços e será um fator de grande valor para fidelizar o paciente. É dessa forma que você aumenta o número de atendimentos mensais, divulga seu consultório com a famosa propagando “boca a boca” e gera uma carteira de pacientes mais diversificada e fiel.

5. Invista em marketing

Não há como selecionar dicas de como fazer uma empresa crescer sem citar o marketing. A velha máxima de que o marketing é a alma do negócio se aplica muito bem ao desenvolvimento do seu consultório.

Investir em divulgação é uma das estratégias mais eficientes para prospectar clientes, reforçar a marca da empresa e melhorar a sua presença no mercado. Atualmente, o marketing está bastante evoluído, disponibilizando estratégias e ferramentas diferenciadas para todos os tipos de negócios e necessidades.

Por exemplo, o marketing digital pode ser o recurso que o seu consultório precisa para melhorar a sua presença online. Por meio de um site próprio, um blog ou pelas redes sociais você pode produzir e divulgar conteúdos relevantes ao seu público-alvo — como cards, posts sobre tratamentos médicos, curiosidades da medicina, inovações da área etc. —, aumentando o engajamento com a empresa e gerando retorno ao negócio.

6. Aprimore-se constantemente

Além das dicas citadas, vale também destacar a importância que manter-se atualizado tem no sucesso da sua empresa. Enquanto profissional da medicina e empreendedor, é essencial estar em constante evolução, seja pessoal ou profissional. Investir em qualificação é uma das formas mais dignas e eficientes de ganhar notoriedade no meio e de aumentar a competitividade do negócio.

Por isso, esteja sempre disposto a evoluir, seja por meio de cursos de especialização, workshops, seminários e eventos da área da medicina e do empreendedorismo, ou pela busca de novas tecnologias e soluções para implementar no seu consultório. Certamente seus pacientes perceberão isso como um diferencial e valorizarão cada vez mais os seus serviços.

Por fim, como vimos, fazer o seu consultório crescer não é nenhuma missão impossível. É, na verdade, um esforço que se desenvolve diariamente a partir de pequenas ações. Gerir um negócio não é tarefa simples, mas colocando as dicas listadas neste post em prática, certamente todo o processo se tornará mais fácil e os resultados aparecerão.

Então, gostou das dicas deste post? Ainda restou alguma dúvida ou tem algo que queira compartilhar com a gente? Deixe seu comentário abaixo!

1 Comentário
  1. […] negócio, é um diferencial bastante valorizado pelos clientes e também uma dos melhores caminhos para fazer a sua clínica crescer. Pense nisso e invista no seu sistema de […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Grupo SYM.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?