5 dicas incríveis para tornar os pacientes em fãs do seu consultório

Tornar os pacientes fãs do seu consultório é uma tarefa indispensável, especialmente se você deseja crescer e se destacar dos concorrentes no mercado. Desse modo, é possível aumentar a retenção, bem como iniciar um forte apelo “boca a boca” para atrair novas pessoas.

Todavia, não pense que essa é uma tarefa fácil, é preciso saber investir nas práticas certas, tais como: lidar rapidamente com os problemas, manter um relacionamento próximo e contar com a tecnologia a seu favor. Assim, ótimos resultados serão alcançados.

Pensando em tudo isso, criamos um guia para você. Nele, vamos apresentar 5 dicas incríveis para tornar os pacientes fãs do seu consultório. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

1. Crie uma cultura centrada no paciente

A cultura é o conjunto das crenças e valores compartilhados pelos médicos e colaboradores. Ela influencia no modo com que eles pensam, agem e reagem às situações diárias. Ao criar uma cultura customer-centric, você estará colocando a satisfação do paciente no centro de cada decisão.

Para criar esse costume, comece a pensar nos pacientes antes de agir. Nas reuniões, por exemplo, deixe uma cadeira vazia e diga que nela está sentada a pessoa mais importante, o paciente. Essas atitudes certamente serão convertidas em qualidade no atendimento.

2. Envie mensagens em datas comemorativas

As datas comemorativas são ótimas para enviar cartões de recordação ou um SMS de agradecimento — como o natal, ano novo ou mesmo no aniversário dos pacientes. Assim, é possível mostrar que você se lembra deles em todos os momentos, especialmente naqueles de maior alegria. Certamente, são pouquíssimos os consultórios que fazem isso.

3. Busque encantar em cada ponto de contato

Cada momento em que o paciente tem contato com o consultório é crucial para fidelizá-lo. Por esse motivo, é indispensável identificar e otimizar os principais pontos de contato — como a recepção, o call center e até mesmo as informações dadas pelas redes sociais.

Uma ferramenta que pode ser muito útil é o ciclo do serviço, também chamada de momentos da verdade. Ele mostra os diversos pontos de contato do cliente — neste caso, do paciente —, da sua chegada até sua saída do local. É preciso tornar cada um desses momentos agradáveis, se não incríveis.

4. Torne o ambiente agradável para o atendimento

É inegável que o ambiente de atendimento tem impacto na percepção de qualidade dos pacientes. Imagine entrar em um consultório sujo e com móveis velhos, certamente não é algo agradável. Por esse motivo, é crucial mantê-lo sempre limpo, climatizado e organizado. Com isso, os pacientes terão ótimas experiências.

5. Conte com a tecnologia correta

A velocidade e eficácia do atendimento são, sem dúvida, alguns dos fatores mais importantes para a fidelização. Em alguns consultórios, o paciente precisa esperar horas a fim de ser atendido, e mais tempo ainda para ter um retorno sobre seu estado de saúde.

Ao investir em um software inteligente, pode-se mudar tudo isso. Com uma boa ferramenta, é possível ter acesso ao prontuário eletrônico do paciente, otimizar a agenda médica, além de preencher as receitas no sistema e enviá-las para impressão. Tudo isso economiza tempo e aumenta a eficácia do atendimento, repercutindo na satisfação do paciente.

Veja, todas são dicas incríveis e, ao aplicá-las, você conseguirá tornar os pacientes fãs do seu consultório. Então, não deixe de construir uma cultura com foco no paciente, enviar mensagens comemorativas, encantar em cada ponto de contato, melhorar o ambiente de atendimento e investir em um software de qualidade.

Gostou do conteúdo? Agora, aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar sempre por dentro de novidades. Vamos lá!

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Grupo SYM.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?